Um Exemplo
Para explicar melhor nos vamos usar um exemplo:
Fulano e Dulana querem abrir uma loja de roupa. Fulano tem dinheiro ($10.000), mas não sabe dirigir uma loja de roupa; alias nenhum dos dois espera que ele vai cuidar do negócio. Dulana não tem dinheiro, mas ela tem muita pratica em dirigir lojas de roupa. Ela só pode entrar na sociedade com $500. A simples matemática diz que Fulano vai ganhar 10.000/10.500, ou seja, 95% dos futuros lucros e que Dulana vai ganhar 500/10.500 ou 5% dos futuros lucros.
Mas como eu disse antes, o LLC é um formato muito flexível. As cotas exatas dos dois estão sujeitas a negociação entre os dois sócios. Na falta de um contrato social, a lei normalmente prescreve que cada sócio tem direito a receber a porcentagem dos lucros de acordo com o capital investido. Bom, Fulano e Dulana estão espertos e procuraram um advogado que escrevesse um contrato social para eles. Eles negociaram que Dulana vai ganhar 49% dos futuros lucros da empresa e Fulano vai ganhar 51%. Porque um sócio que investiu só 5% do capital da empresa vai ganhar 49% dos futuros lucros da empresa? Parece que Dulana passou a perna em Fulano, mas não é verdade.
Tanto o capital investido, quanto o esforço físico investido estão inequal em nosso exemplo em cima. Porém, os sócios podem avaliar o esforço da Dulana como capital investido na empresa. As cotas exatas estão sujeito a negociacão entre os sócios, mas, em muitos casos, quando estiver um sócio que está encarregado a cuidar do dia-dia da empresa, normalmente ele pode negociar uma cota mais alta do que a matemática sugere.
O capital da empresa e a cota dos futuros lucros que representa não são iguais. É mais um aspecto da empresa que varia com as forças do mercado.
Powered by ScribeFire.
No comments:
Post a Comment